Livraria Cristã

Sobre

A Livraria Cristã Basileia é uma empresa brasileira especializada em literatura teológica, que nas fronteiras do conhecimento, compreende que todos podem somar na reflexão da revelação divina. Por assim acreditarmos, não nos consideramos confessionais (enquanto empresa), buscamos contribuir para a reflexão do povo de Deus, fornecendo o que há de melhor das principais editoras que produzem materiais sobre o assunto.

Nosso Nome

Talvez você esteja se perguntando (caso não esteja, desconsidere) o porquê do nome “Livraria Basileia”. Bom, Basiléia é uma palavra Italiana que em grego significa “REINO”. Esta é a terceira maior cidade da Suiça, atrás apenas de Zurique e Genebra. Considerada como a capital cultural do país, por ser possuidora de um número expressivo de centros culturais, para ser mais exato, são cerca de 40 lugares divididos entre, museus, teatros e galerias.

Nesta cidade viveram muitos personagens ávidos por conhecimento, e que tem muito haver com o tipo de material que comercializamos. Alguns personagens que viveram nesta cidade: Erasmo de Roterdã, Nietzsche, Karl Barth, Leonhard Euler, Carl Gustav Jung, Rudolf Von Lhering, Jacob Burckhardt, Simon Grynaeus, entre outros. Um curioso, é que esta cidade também já foi palco de muitos eventos importantes, como exemplo: nesta cidade John Calvino publicou pela primeira vez as institutas da religião cristã, literatura quase que obrigatória para estudantes de teologia reformada.

No Brasil Colonial, assim que fora decretado que o Estado não possuiria uma religião oficial, abrindo espaço para o estabelecimento do protestantismo em solo brasileiro, Basileia foi uma das cidades que mais enviou missionários para o Brasil, portanto, o protestantismo brasileiro deve enorme reconhecimento a esta cidade.

A cidade de Basileia também já foi palco de um Concílio Ecumênico. Em 1431, o Papa Martinho V convoca o Concílio,  e seleciona o cardeal Juliano Cesarini para presidi-lo, um prelado muito respeitado. O próprio Martinho, porém, viria a morrer antes da abertura dos trabalhos.

O concílio em Basileia abriu com apenas uns poucos bispos e abades presentes, mas cresceu rapidamente e acabou tendo uma maioria de religiosos de ordens menores sobre os bispos.

Quando o concílio foi transferido de Basileia para Ferrara em 1438, alguns permaneceram em Basileia (como Nicolau de Cusa), ainda alegando serem parte do “verdadeiro concílio”. Eles elegeram Amadeu VIII de Saboia como o Antipapa Félix V. Expulsos de Basileia em 1448, eles se mudaram para Lausanne, onde Félix, o único reclamante ao trono papal a ter feito a profissão de fé proposta em Basileia, renunciou. No ano seguinte, eles decretaram o fechamento do que eles ainda acreditavam ser o Concílio de Basileia.

Portanto, depois de sabermos o significado do nome e de toda história que envolve esta cidade, decidimos que não poderia haver outro nome melhor que este para representar nossos propósitos.

Nosso propósito como livraria cristã

Nosso propósito como livraria cristã é despertar o senso crítico das pessoas que desejam refletir de forma madura sobre a fé cristã, e acreditamos (dentro das nossas limitações) que a melhor maneira de fazer isso, ou  pelo menos a que está ao nosso alcance, é comercializarmos materiais didáticos para tal fim, se esforçando para oferecer o que possa haver de melhor no mercado de “literatura cristã”.