Notícias

Estudiosos Pentecostais Deixaram um Legado

Estudiosos Pentecostais Deixaram um Legado.  Desde o século XIX temos uma ala radical de evangélicos [1] norte americanos que enfatizavam a santidade, missões, justiça e cura divina. Este grupo no início do século XX ficou conhecido pelo mundo como os “pentecostais”. Mas, o crescimento deste grupo não foi bem visto pelo evangelicalismo tradicional. Os “fundamentalistas” evangélicos, por exemplo, que davam total ênfase a literalidade da Escritura basicamente excluía e às vezes demonizavam os denominados pentecostais. Nessa época, este novo grupo avivado não seriam recebidos na maioria das instituições de ensino…

Ver Mais
Notícias

Práxis teológica: testemunho e missão

Práxis teológica: testemunho e missão. É muito fácil o estudante de teologia enganar-se numa analogia simplista de “teologia = vida acadêmica”. Pensar teologia numa relação com livros, a Bíblia e um escritório, não diz tudo sobre ela. Nossa moderna concepção de mundo faz-nos pensar que o bom estudante é o que decora palavras e páginas. E em nosso caso, o bom teólogo é o que sabe sistematicamente fazer um discurso coerente a respeito de Deus, encaixando as doutrinas, o caráter de Deus e os versos bíblicos numa linguagem formal. Mas,…

Ver Mais
Notícias

Desigrejados: novos dilemas da eclesiologia

Desigrejados: novos dilemas da eclesiologia. As grandes revoluções do chamado “período das luzes” apresentaram uma nova configuração de sociedade. Se antes, a religião era estruturante para todos os povos (independente da religião) e inclusive existiu uma sociedade denominada Cristandade. Atualmente, as revoluções causaram algo inimaginável para os antigos, um sentimento a-religioso no Ocidente [1]. Além desta realidade, que é perceptível por muitos analistas, principalmente na Europa, cresce o número de pessoas que declaram-se cristãs, mas não frequentam nenhuma Igreja [2]. Estes, chamados de “desigrejados” são um grupo de pessoas que…

Ver Mais
Notícias

Opção preferencial pelos pobres : quem são pobres para os evangelhos?

Opção preferencial pelos pobres : Quem são pobres para os evangelhos?. O evangelista Lucas relata em sua obra algo contundente: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus” (Lc 6.20). Já o evangelista Mateus, expondo o mesmo sermão de Jesus, dirá: “Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5.3). Afinal, quem são os pobres para os Evangelhos? São os materialmente pobres ou os espiritualmente necessitados? A caráter de exegese, sabemos que os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) apresentam paralelos. Os…

Ver Mais
Notícias

Como ouvir a voz do Espírito nas Escrituras?

Como ouvir a voz do Espírito nas Escrituras?. O estudante de teologia rapidamente se encanta com seus professores falando sobre “Hermenêutica”. Isso porque aprendemos no estudo das Escrituras que a Bíblia sem hermenêutica não é Bíblia. Ela é, de certa forma, Palavra de Deus por causa da hermenêutica, que a torna sempre atual e necessária falando aos leitores no seu tempo histórico. Em outras palavras, “existe uma distância entre o texto e seu autor, pois, uma vez produzido, o texto adquire certa autonomia em relação a seu autor; ele começa…

Ver Mais
Notícias

Religião e Política: uma perspectiva de Lutero, Calvino e Wesley.

Religião e Política, eis a questão… Uma reunião inicia no começo da noite, e o ambiente está propicio para bons ares, mas quem avalia o público fica atônito, pois são homens trajados de terno, e mulheres com longos vestidos e cabelos na mesma simetria, fazendo assim, com cânticos efervescidos o que se chama de culto, e naquele ambiente apenas existe espaço para uma finalidade, a apresentação do “sagrado”, que é acessado por alguém especial e com vocação distinta dos demais. Para formular esse artigo, abordando o tema “religião e política”,…

Ver Mais